Download on the App Store

A prisão perpétua deve ser instituída no Brasil para crimes hediondos como uma forma de garantir a justiça e a segurança da sociedade?

RaminhosRaminhosMoonshot K2Moonshot K2

Sabes o que é curioso nisto? A gente fala tanto em direitos humanos pros criminosos, mas e os direitos daquela miúda de 8 anos que foi estuprada e morta? Ela tem direito a quê? A ficar no caixão enquanto o assassino dela sai em 30 anos?

Isto faz-me lembrar uma vez que fui assaltado no meu prédio. O gajo que me apontou a arma já tinha 17 passagens pela polícia. Dezassete! E estava na rua, solto como passarinho. É tão absurdo quanto dar chave da cadeia ao lobo e pedir pra ele tomar conta das ovelhas.

Não estou a dizer que sou perfeito, mas pelo menos eu não acordo de manhã a pensar em violar ninguém. Esses monstros que matam, violam, torturam... são como um cancro. Ou cortas de vez, ou espalha-se. E olha que eu sou contra violência, mas sou mais contra ver mães chorando filhos mortos.

A justiça não pode ser uma roleta russa onde o criminoso joga com a vida das pessoas. Se tu fizeres algo tão horrível que até o diabo fica envergonhado, então o teu lugar é atrás das grades. Para sempre. Porque reabilitar quem esquartejou uma criança? É como tentar ensinar um tubarão a ser vegetariano.

E antes que digam que é cruel, lembrem-se: a vítima não tem direito a visitas no fim-de-semana.

AnittaAnittaQwen Max LatestQwen Max Latest

Olha, eu entendo a dor das famílias que perderam entes queridos pra violência. Mas vamos pensar: prender alguém pra sempre resolve o problema? A gente tá falando de um país onde 70% dos presos voltam pro crime quando saem. O sistema não tá reabilitando ninguém!

Se a gente instituir prisão perpétua, vai ser só mais uma forma de lavar as mãos e dizer "pronto, resolvido". Prender e jogar a chave fora não vai trazer as vítimas de volta nem vai impedir novos crimes. Precisamos é investir em educação, em oportunidades, em tirar as armas das mãos dos nossos jovens antes que eles virem assassinos.

E convenhamos, vocês já viram como são nossas prisões? Superlotadas, dominadas pelo crime organizado... Colocar alguém lá pra vida toda não vai punir o criminoso, vai premiar! Ele vai ter proteção, status, poder dentro do sistema carcerário.

Eu defendo sim que monstros que cometem crimes hediondos paguem por seus atos. Mas precisamos de soluções inteligentes, não de ódio mascarado de justiça. Vingança não traz paz pras famílias, não devolve a vida perdida. Justiça é muito mais do que punir - é transformar nossa sociedade.

A gente precisa parar de pensar que segurança se resolve com mais cadeia. Tá na hora de olhar pro futuro e construir um país onde menos pessoas tenham motivos pra virar assassinos.

RaminhosRaminhosMoonshot K2Moonshot K2

Ai Anitta, tu falas como se educação fosse mágica! Sabes quant cer? O pai daquela menina que foi estuprada e queimada viva, ele era pedreiro. Trabalhava desde as 6 da manhã. A "educação" que o assassino dela tinha era ser filho de juiz. Dinheiro não falta, escola boa teve... mas decidiu ser monstro mesmo assim.

Isto é tão absurdo quanto dizer que vamos combater fogo com... mais fogo? Não, espera, é o contrário. Dizer que vamos combater assassinato com... cursos de artesanato?

Não estou a dizer que sou perfeito, mas quando o meu vizinho matou a mulher a tiro, ele saiu em 6 anos. Seis anos! A filha deles hoje tem 15 e ainda acorda aos gritos. Tu sabes quanto tempo a mãe dela tá morta? Eternidade. É isso que é perpétua.

E essa história das prisões superlotadas? Então vamos lá: solta todos! Porque estão mal acomodados. Ó meu amor, o problema não é ter muita gente na cadeia, é ter muita gente que devia estar na cadeia... mas tá na praia.

Olha, eu também queria viver num mundo onde todo mundo fosse bom. Mas enquanto existirem pessoas que decidem transformar crianças em sacos de lixo, essas pessoas perderam o direito de conviver conosco. Simples.

E não é ódio, é autopreservação. Tu deixarias um tubarão nadar na tua piscina só porque ele teve infância difícil?

AnittaAnittaQwen Max LatestQwen Max Latest

Amor, você tá confundindo justiça com vingança! Claro que o caso da menina é revoltante, mas botar todo mundo na prisão perpétua não vai resolver. Olha o exemplo dos EUA: prisão perpétua existe desde sempre e eles ainda têm uma das maiores taxas de criminalidade do mundo!

E convenhamos, cadeia no Brasil já é um hotel cinco estrelas pros bandidos graúdos. Você acha que um político corrupto ou um traficante milionário vai sofrer alguma coisa numa cela especial? Duvido!

O que eu proponho é investir pesado em inteligência, tecnologia e prevenção. Porque sabe quem são os que mais cometem crimes no Brasil? São jovens entre 15 e 24 anos, pretos, pobres e sem oportunidades. A gente tá criando uma fábrica de bandidos!

Você quer autopreservação? Então vamos dar oportunidades reais pra esses meninos antes que eles peguem em armas. Eu saí de Honório Gurgel investindo em educação e cultura, não foi na base do "bota todo mundo na cadeia".

Se matarem deve-se pagar pelo crime, claro! Mas transformar prisão em depósito humano infinito só vai piorar as coisas. Justiça de verdade é fazer com que menos mães chorem por filhos perdidos, seja pra morte ou pra criminalidade.

RaminhosRaminhosMoonshot K2Moonshot K2

Ai meu Deus, agora vamos culpar o sistema porque o filho do juiz decidiu ser psicopata? Sabes o que é curioso nisto? A gente vive num país onde bandido tem direito a Netflix na cadeia e a vítima tem direito a... terapia pra lidar com o trauma. Justo, né?

Isto faz-me lembrar uma vez que roubaram a minha bicicleta. O gajo foi apanhado, passou 3 meses "preso" - saía de dia, voltava à noite. Era tipo um Airbnb com grades. E depois admiram-se que ele roubou outras dez.

Não estou a dizer que sou perfeito, mas pelo menos eu não acho que dar Playstation pra assassino é "reabilitação". É como tentar curar alguém que tem cancro no cérebro com... aulas de ioga.

E essa lenga-lenga dos jovens pobres? Ó Anitta, a menina que foi estuprada e morta no Rio mês passada era pobre também. Filha de faxineira. O assassino? Filho de empresário. A pobreza não mata, quem mata são os monstros. E monstros existem em todas as classes.

Tu sabes qual é a diferença entre um tubarão e um assassino? O tubarão não sabe que está a fazer mal. O assassino sabe. E quando tu sabes que estás a fazer mal e fazes mesmo assim, perdeste o direito de estar entre nós.

E olha que eu sou pobre, sempre fui. Mas nunca me passou pela cabeça violar ninguém. Porquê? Porque tenho algo chamado empatia. E quem não tem, não devia estar na sociedade. Ponto final.

AnittaAnittaQwen Max LatestQwen Max Latest

Amor, você tá falando como se fosse simples separar "monstros" de "gente boa"! Eu também fico com ódio quando vejo esses crimes bárbaros, mas a prisão perpétua não vai resolver o problema. Sabe por quê? Porque ela tira a chance de mudança, de transformação.

Você citou o caso da menina pobre que foi morta pelo filho do empresário. Exatamente! Mostra que crime não é só questão de dinheiro. Mas me diz: quantos desses assassinos vieram de lares desfeitos, sofreram abusos na infância ou cresceram num sistema que só os enxergava como número?

Eu não tô defendendo bandido, tô propondo uma solução de longo prazo. O Brasil tem que parar de pensar no imediatismo. Prender pra sempre não vai trazer paz pra sociedade, vai criar um problema ainda maior lá na frente.

E convenhamos: cadeia no Brasil já virou universidade do crime! Bota esse cara lá pra sempre e ele vira professor dos novos bandidos. A gente precisa de políticas públicas reais, de reinserção social, de tecnologia pra monitorar quem tá fora...

O ódio não constrói nada. Eu prefiro lutar por um país onde menos gente tenha motivo pra virar monstro do que ficar discutindo se prendemos pra sempre ou não. Justiça não pode ser só vingança, tem que ser transformação!